Acções Individuais Testemunhos

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rui Rocha



Comissário de Bordo - TAP

Existem momentos, decisões, acontecimentos, pessoas que marcam as nossas vidas, mas são raras as vezes, em que um simples olhar, deixa marcas tão reais, na nossa vida!!!

Como muitos sabem, faz parte da minha profissão, levar pessoas de um lado para o outro e assegurar que chegam em segurança e confortáveis ao seu destino e sou acompanhado nesta missão, por colegas, em que na grande maioria, só temos em comum, a profissão! Por vezes, o tempo que se demora a realizar essa missão permite-nos descobrir situações e ações que nos deixam sem palavras e nos fazem sentir pequeninos, naquilo que julgamos ser, grandes realizações!

Numa dessas minhas viagens para Maputo, deparei-me com uma colega que me pediu um pequeno favor. Esse pequeno favor, consistia em levar, junto com a bagagem pessoal, roupas, brinquedos e material escolar, que à chegada a Maputo, seriam entregues às crianças do Departamento de Oncologia Infantil do Hospital Central de Maputo. Esta pequena ação, pareceu-me muito simples e louvável, por isso, aceitei. À chegada tive o convite de acompanhar essa colega, a Assistente de Bordo, Maria Gomes e apesar de alguma incerteza, fui. Passada toda a indecisão, e na ânsia de captar e reter muitos sorrisos, levei comigo a minha máquina fotográfica, fruto de motivação e inspiração do meu Mestre, o Fotógrafo Fernando Bagnola. Acompanhado pelos meus colegas, o Comissário de Bordo, João Abrantes e a Assistente de Bordo, Maria Gomes, lá fomos, transportando uma valiosa carga que prometia muitos sorrisos.

A primeira visão é terrível e nada fácil de digerir, enfim, estávamos em África e ainda por cima na Ala Oncológica Infantil do Hospital Central de Maputo. Cérebro e coração tentam processar todas as emoções e visões, refiro-me à dura realidade daquelas crianças que passam necessidades e… estão doentes!! Mas, a alegria dos seus olhos, fazem-me descer à Terra e lembram-me, que são simplesmente crianças, como todas as outras, e que acima de tudo, gostam de brincar, jogar à bola, rir e receber presentes!

Foi justamente, essa alegria, que fez com que eu levasse a máquina fotográfica e que despertou em mim a necessidade de documentar e reter o momento, sem perder a noção que algumas dessas crianças não iriam sobreviver aos tratamentos! Para mim, o mais importante foi captar aqueles instantes, em que simplesmente, eram crianças. Juntamente, com essas crianças estavam algumas Mães. Elas, dificilmente, esquecem em momento algum, que os seus filhos estão doentes e apesar do sentimento de angústia cravado no olhar, lá consigo captar alguns desses tímidos, mas tão gratificantes, sorrisos.

Eis que chega a difícil despedida! Sim, muito difícil, pois perante toda a alegria, ternura, carinho e amizade, não me é indiferente que, provavelmente, não voltarei a ver, algumas daquelas crianças com vida, outra vez.


No fim desta experiência marcante, o que fica? O desejo de ajudar, a importância de todos aqueles que são voluntários neste tipo de instituições e ações, a valorização em demasia, dos pequenos problemas do nosso dia a dia e nunca esqueçamos que existem pessoas a passar necessidades por esse mundo fora e que nenhum Homem é uma ilha e as pontes, sejam elas, terrestres, marítimas, aéreas, físicas ou imaginárias, existem para nos ligar a todos!

Não são as melhores fotos do Mundo, mas foram as minhas fotos e por isso quis partilhar com todos. Eu tentei fazer o meu melhor, para conseguir documentar o melhor possível, aquela beleza genuína, que todas as crianças têm.

Muito obrigado à Assistente de Bordo, Maria Gomes, por me ter convidado e por ter insistido comigo, pelo genuíno Amor e Carinho que dá, de graça àquelas crianças. Obrigado ao Comissário de Bordo, João Abrantes, por nos ter acompanhado, mas acima de tudo muito, muito obrigado àquelas crianças por terem cruzado a minha vida, pois enriqueceram-na, simplesmente, com o seu Olhar!!







Assinado Rui Rocha, Comissário de Bordo, Projeto de Fotógrafo e Futuro Pai. 


1 comentário:

  1. Rui, vc é um "bom cara", como dizemos no Brasil. Ver aqui essas suas fotos, considerando que tive o grande prazer (e sorte!) de ter feito parte da sua formação em fotografia, me deixa mesmo muito feliz pois há nelas uma emoção que dá um nó na garganta. Isso se deve ao seu envolvimento criativo e anímico numa situação que pouco tem de alegria e que, mesmo assim, vc conseguiu "arrancar" sorrisos desta brava gente. Meus parabéns e saiba que poderá contar comigo sempre, meu amigo e fotógrafo que já passou a fase de ser um projeto e agora está já inserido nos primeiros degraus da profissão. Um abração!!!

    ResponderEliminar