Acções Individuais Testemunhos

domingo, 19 de junho de 2011

João Roque

Comandante - TAP




O meu testemunho no Aeromodelismo

Desde 1987, que venho colaborando na direcção do Clube de Jovens Os Aerocalminhas, que então ajudei a fundar, na cidade de Tomar. Os objectivos então traçados, visavam essencialmente a promoção e desenvolvimento de actividades de aeromodelismo estático e dinâmico, tornando-as acessíveis a todos os entusiastas por aviação que se quisessem juntar ao clube. Um outro objectivo, foi o de alargar horizontes aos jovens, uma vez que o sector aeroespacial tem um elevado potencial.

Desde cedo que o voo com aeromodelos se foi desenvolvendo como actividade principal dos Aerocalminhas, em que todo o processo de instrução, treino e preparação para a acrobacia, foi implementado, com grande disciplina, por parte de adultos e jovens, que ao longo destes anos se têm juntado ao clube. Foi possível tornar a actividade acessível a todos, contando para tal com alguns apoios, em especial da autarquia de Tomar que entendeu e bem a mais valia desta associação. 





O resultado deste trabalho no campo desportivo, tem permitido ao clube a titularidade em diversas classes de acrobacia e de corridas de aeromodelos, desde 1998 até aos dias de hoje. A par desta vertente desportiva, a componente da formação - através do alargar de horizontes dos jovens - permitiu que alguns destes optassem por seguir caminhos profissionais no sector, sendo já vários os que cresceram e são já hoje Pilotos de Linha Aérea ao serviço da TAP, enquanto outros seguiram Engenharia Aeroespacial, encontrando-se a trabalhar na Agência Espacial Europeia, ou em empresas a ela associadas; outros ainda seguiram áreas ligadas à manutenção de aeronaves; de momento são vários os jovens que frequentam igualmente cursos nestas profissões.  Um forte contributo para que tal tenha ocorrido, foram as quatro actividades que jovens do clube realizaram no Space Camp, um campo de formação para jovens patrocinado pela NASA, onde se deslocaram diferentes grupos em 1999, 2001, 2003 e 2007, num total de 31 associados do clube. Para 2012, o clube já encetou a procura de apoios para realizar nova actividade no Space Camp, com 7 jovens entre os 14 e os 17 anos de idade.  


Presentemente o clube desenvolve a actividade regular de formação no aeromodelismo, com as valências acima descritas, e tem um grupo de 7 jovens, que com regularidade - de forma voluntária - e em resposta a diversos convites, tem realizado palestras em escolas, e em diversos organismos públicos e particulares. Nestas palestras são abordadas a história da conquista aeroespacial, a prática do aeromodelismo, e ainda as saídas profissionais que existem no sector aeroespacial.
Este grupo de jovens que tem efectuado as acções de divulgação, teve duas iniciativas recentes que demonstram a sua sensibilidade para com as dificuldades dos outros:

- Em Março de 2010, desenvolvi uma acção de voluntariado na Ilha da Madeira, aproveitando uma estadia, para a qual havia sido escalado. Acompanhado da Co-piloto Marisa João Reis, durante um dia colaborámos com a Cáritas local. Estes jovens dos Aerocalminhas ao saberem antecipadamente que eu iria efectuar essa acção, decidiram enviar a uma criança Madeirense vítima do temporal de Fevereiro de 2010  - o pequeno Vitor que perdera a sua casa - um mealheiro (em forma de avião) com dinheiro que juntaram, bem como um livro sobre a conquista espacial, que assinaram e onde colocaram uma dedicatória. A Cáritas acabou por organizar um breve encontro com os familiares do Vitor, e com o próprio, a quem entreguei o que havia sido arranjado pelos jovens do clube;


Momento em que se entregou ao Vitor o que os jovens Aerocalminhas enviaram

- Em Março de 2011, este mesmo grupo de jovens desenvolveu outra acção, desta feita na Pediatria do IPO de Lisboa. Aí deram a conhecer um pouco do Mundo aeroespacial, mostraram um aeromodelo e ainda desenvolveram acções de instrução de voo  com simuladores de voo de aviões rádio-controlados, a várias dezenas de crianças e jovens presentes.

Acção desenvolvida no IPO

As actividades deste clube podem ser acompanhadas em:
www.aerocalminhas.pt.vu  

João Roque
(Cmd A320 TAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário